O grupo The Fladgate Partnership, detentor das marcas Taylor’s, Croft, Fonseca e Krohn, concebeu o World of Wine, um centro de visitas gigantesco com uma área de cerca de 30 mil metros quadrados no centro histórico de Vila Nova de Gaia.
Cinco museus, 12 restaurantes, lojas de artesanato, uma escola de vinhos e espaço para exposições temporárias irão atrair mais de meio milhão de visitantes ao ano. Na prática, o projeto World of Wine (WoW) resulta da reconversão dos antigos armazéns do grupo, situados abaixo do Hotel Yeatman e do centro de visitas da Taylor’s, para a criação de um complexo cultura, de retalho e de restauração, que pretende funcionar como um “catalisador”, estimulando o investimento e o desenvolvimento na zona.
Além dos museus do vinho, da cortiça e da moda e design, os turistas terão, ainda, oportunidade de visitar o museu do Porto, dedicado à história, ao desenvolvimento e à arquitetura da região ao longo dos tempos. E poderão ver, num quinto espaço, como evoluiu o copo, o cálice e outros recipientes para beber. O espólio deste museu é o resultado da coleção pessoal de Adrian Bridge, que conta com peças com oito mil anos de história e oriundas de todo o mundo.